Perguntas Frequentes

O que é Jateamento?

Jateamento abrasivo, ou simplesmente jateamento, é a operação de propulsionar em alta pressão o fluxo de material abrasivo contra uma superfície, normalmente tendo-se o ar como fluido, de maneira a erodir esta superfície, torná-la rugosa, dar formas e remover partículas contaminantes.

O primeiro processo de jateamento abrasivo foi patenteado por Benjamin Chew Tilghman em 18 de outubro de 1870.

Executa-se jateamento com diversos materiais gradulados, como alumina, carbeto de silício, microesferas de vidro, limalhas metálicas, cascas de noze moídas, bicarbonato de sódio, etc.

Com a evolução desde 1870 (invenção) desenvolveram-se diversos tipos de máquinas e equipamentos. Atualmente estão disponíveis no mercado diversos tipos de particulas abrasivas específicas, indicadas para cada tipo de superfícies e acabamento.

Porque jatear antes de pintar? Quais as vantagens?

O jateamento abrasivo é o método considerado mais eficiente e aquele que promove a melhor limpeza para posterior pintura em superfícies metálicas. É também o melhor e mais eficiente método de preparação de superfícies, porém é ideal o uso correto do tipo de granalha a ser utilizada e aplicação por equipe especializada.

Confira as vantagens mais detalhadamente:

Limpeza da superfície: O efeito do jateamento remove impurezas depositadas na superfície tal como gorduras, oxidação, pinturas envelhecidas, incrustantes etc.

Rugosidade: Ao jatear uma superfície você cria pontos de ancoragem no qual a pintura ou revestimento tende a preencher aumentando consideravelmente a aderência na superfície.

Aumento de área: Uma área jateada cria o que chamamos de "efeito sanfona" e este efeito desenvolve-se linermente na superfície jateada. Como consequência nota-se o ganho/aumento de área, fator extremamente positivo para aderência de tintas, primers e revestimentos.

Pode-se jatear qualquer superfície metálica?

Todas as superfícies antes de serem jateadas devem ser analisadas por equipe especializada. Chapas finas, por exemplo, podem sofrer empenamentos decorrentes das tensões causadas pelo jateamento com granalhas de aço. Para este caso é aconselhavel a utilização de óxido de alumínio para evitar este tipo de problema.

Após o jateamento, quanto tempo a superfície pode ficar sem pintura?

Superfícies metálicas após serem jateadas sofrem oxidação rapidamente. É aconselhavel pintar imediatamente ou fazer a proteção da superfície com primer, óleo, imersão em solventes, armazenamento em estufas, proteção com filmes plásticos etc.

Quais os tipos de Material abrasivo (granalhas) para Jateamento?

Diversos são os métodos de jateamento desenvolvidos até hoje. Dentre as granalhas utilizadas no jateamento, as mais conhecidas são: Granalha de Aço (GRIT), Granalha de Esferas de Aço (SHOT), Oxido de Alumínio, Grãos de vidro, Esferas de vidro, Carboneto de Silício, Oxido de Alumínio Branco, Abrasivos Plásticos, Pedra Pomes e Grãos Orgânicos.

Após o jatemaneto, o que deve-se levar em consideração para uma boa pintura?

Simples: Preparo da superfície, Tinta de fundo, Seleção do produto, Intervalo entre demãos, Acabamento, Avaliação e controle. Você pode contar com todas estas etapas na JPA Pinturas.